26 dezembro, 2016

7 Motivos/Dicas para você começar ou ler mais Livros!


Todo mundo sabe que tem pessoas que não gostam, ou não se dão muito bem com os livros. É de cada pessoa, já que existe vários estilos, jeitos de escrita, histórias, gêneros, e encontrar um que você realmente gosta é difícil na primeira vez. Mas eu vejo que algumas pessoas desistem de procurar, e outras que depois que terminam de ler um livro nunca mais pegam outro para ler. Seria desanimo? Eu acho que essas pessoas precisam de dicas de livros, saber um pouco mais qual é o estilo literário delas, para que elas encontrem os livros que realmente as satisfaçam. 

Portanto, pensando nisso eu resolvi dar alguns motivos/dicas para que vocês comecem a ler ou ainda ler mais livros. Decidi fazer este post bem no final do ano para que vocês consigam colocar estes motivos/dicas em ordem e em funcionamento. Espero que com esses tópicos eu possa ajudar vocês a terem uma vida de leitor muito mais prazerosa. 

1. O aumento do vocabulário


Quando você lê mesmo não percebendo você acrescenta muitas palavras novas ao seu vocabulário. Mas tá, e para que isso serve? Além de ser ótimo para o dia-a-dia, porque sabendo de novas palavras, sinônimos, antônimos, você não precisa usar sempre a mesma palavra que você usa. E também é importantíssimo em questões mais formais, na criação de um curriculum, de cartas, em entrevistas de emprego, em vestibulares, em redações. Um vasto vocabulário te ajuda muito para que você consiga dentre estas e outras coisas.

2. Regras gramaticais mais claras


Eu sei que o português é cheio de regras gramaticais, e elas são importantes para a nossa vida normal, quanto no trabalho. Ter um português "bonito", sem erros, ajuda bastante em várias situações. E os livros ajudam você conseguir isso. Você começa a prestar atenção em como a frase foi formada, o uso dos acentos, virgulas, pontos, tudo mais. Mas é claro que só lendo livros não vai te ajudar, eles só ajudam a deixar mais claro, o que parece que é complicado, mas não é!

3. Ganho de inspiração


Quando você começa a ler ou termina, ou até mesmo no meio do livro, você se sente inspirado. Com relação a história, o gênero do livro, você consegue várias formas de novas ideias, e novas inspirações. E isso ajuda muito na nossa vida, já que criatividade e inspiração são extremamente necessárias. Portanto, lendo livros você consegue ficar inspirado muito mais fácil.

4. Encontrar o seu estilo de livro


É claro que cada um tem um estilo de livro que gosta, um gênero que mais chama atenção. Como por exemplo, eu adoro e leio mais livros de romance policial, investigativo, e fantasia, e quando leio livros assim a leitura anda mais rápido e tudo flui bem. Encontrar o seu estilo de livro é importantíssimo, pois ele ajuda você a ler mais e mais livros. Mas é claro que sempre sair da sua "zona de conforto" faz bem, porque precisamos encontrar coisas novas.

5. Ter uma rotina de leitura


Vejo muitas pessoas que falam que quando começam a ler sentem sono, ou que quando resolvem ler um livro se desconectam dele muito fácil, com coisas fúteis que ocorrem ao redor. Então, eu acho muito importante você se programar para ler, porque ler é uma atividade, e como todas as outras atividades deve ser programada. Eu particularmente gosto de ler antes de dormir, mas existe pessoas que não conseguem, portanto encontrar uma hora no dia que esteja livre e que seja certa para você ajuda muito. Ter uma meta de leitura diária ajuda muito, porque assim você não perde o ritmo. Ler um capitulo por dia, 50 páginas, 10 páginas, ou até 1 página no dia. O importante é ler.

6. Não precisa ler somente livros


Leitura não se resume a ler livros somente. Neste momento você está lendo um artigo num blog, e está praticando a sua leitura. Existem diferentes meios de leituras, como revistas, blogs, jornais, poemas, então falar que você não gosta de livros não é desculpa para não treinar a sua leitura, e juntamente com isso o seu cérebro.

7. A Leitura não deve ser forçada


Ler algo obrigado, contra a sua vontade, não é nada bom. Quando você faz isso, tenho certeza que se você conseguir chegar ao final do livro, você não vai ter tirado nada dele, a não ser umas páginas de raiva, rsrs. Ler um livro que você não está gostando também não é bom, mas não desista tão rápido dê algumas chances, vai que depois de algumas páginas o livro começa a ficar bom para você!

Então é isso gente! Espero que esses motivos/dicas ajudem vocês a encontrar, começar a ler, ou ler mais livros durante o ano que vêm. Ler é uma das atividades mais prazerosas e mais gratificantes que existe, e vêm com bônus, que somente quem lê sabe do que eu estou falando. Qualquer coisa que desejam falar, deixem aqui nos comentários adoraria ler e responder! Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Totalmente Jovem © 2014-, Todos os direitos reservados. Design por Sadaf F K / Edson Lopes