02 setembro, 2016

Resenha - Qualquer Coisa / Fernando Bonassi


Sinopse: "Qualquer Coisa" é um livro do autor Fernando Bonassi que é engajado em críticas sociais, e em outras coisas. O livro é de contos e os mesmos trazem o pensamento do autor sobre cada tema relatado no livro. Os contos são pequenos e não ultrapassam uma página cada, e com isso se torna uma leitura fácil e divertida. São 157 páginas de contos que deixam uma pulga atrás da orelha e que fazem nós pensarmos. O autor sabe muito bem relatar, narrar, e mostrar o que pensa através da escrita e isso faz com que o livro fique muito bom.


Como já dito acima, o livro trata de vários assuntos, entre eles a crítica social ao Brasil. E isso é muito importante, porque precisamos de livros assim que tratam e relatam a vida cotidiana do brasileiro num país como esse. Nada de mentiras e mostrar que o Brasil é mil maravilhas, temos as nossas maravilhas, mas poder julgar e mostrar nossos erros nos tornam pessoas melhores e mais decentes.

Acho que as reações das pessoas quando leem esse livro são diferentes, algumas podem pensar que não existe nenhuma crítica social ou alguma coisa importante no livro, e o que a mesma acabou de ler são somente contos jogados. Outros podem pensar que a crítica, a ironia do autor está presente em quase todos os contos, e eu me encaixo nessa parte. Lembrando que o livro não é somente sobre críticas, como eu disse a crítica pode aparecer em cada conto se você quiser e identificar, senão não, é a sua escolha. Para poder ilustrar e demonstrar o livro, resolvi compartilhar o conto mais interessante ao meu ver para vocês.


Mentiras

Eu minto. Minto sobre o passado,
sobre o presente e o futuro.
As mentiras saem de mim
de forma tão natural que se
incorpora à minha vida com o
peso de experiências. Filmes que
não vi, lugares que não visitei,
mulheres que não tive, presentes
que não ganhei, sofrimentos
que não passei. Minto assim...
sem nenhum charme. Diria
mesmo que, vez por outra,
os acontecimentos são mais
interessantes que as mentiras
que coloco no lugar. Minto
demais. Minto inutilmente.
Minto de me envergonhar.
Agora mesmo eu nem sei se
estou falando a verdade...

Fernando Bonassi - Qualquer Coisa, página 32

O livro é muito bom e tem a minha recomendação, então espero que vocês leiam e me digam aqui nos comentários o que acharam. E até segunda-feira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Totalmente Jovem © 2014-, Todos os direitos reservados. Design por Sadaf F K / Edson Lopes