29 agosto, 2016

Resenha - Fogo Morto / José Lins do Rego


Sinopse: O livro é dividido em três partes, cada parte narra a história de um personagem, esses personagens se entrelaçam no meio da história, criando assim uma trama envolvente. A primeira parte do livro conta a história do Mestre José Amaro, que é artesão e mora na beira da estrada, bem no fim de um engenho no sertão nordestino. O Mestre tem personalidade forte, e trabalha para sustentar sua família, que o mesmo não gosta. Tem uma filha de 30 anos que não é casada (problema para a época) e logo após se descobre que ela tem problemas mentais, e uma esposa que o mesmo tem desgosto por ela.

A segunda parte narra a vida do Coronel Lula de Holanda, dono do Engenho, a princípio se mostrava como um homem de bom tom, gentil com todos, mas depois de seu sogro morrer e ele herdar o Engenho de Santa Fé ele mostra a sua verdadeira face. Não tem mão para administrar o engenho, maltrata os escravos, e muda de comportamento com a esposa, se torna uma pessoa odiada por todos.

A terceira parte narra a luta política do Capitão Vitorino, muito atrapalhado, em primeira vista o personagem não se destaca, pois é alvo de chacota na cidade. Mas na terceira parte se mostra e deixa que todos vejam que é um homem corajoso, que luta para o fim da desigualdade social e que luta até o fim para ajudar seus amigos. Um verdadeiro Dom Quixote do sertão.


O livro trata da decadência dos engenhos nordestinos em questão da não industrialização. Mostra também as várias faces da sociedade e como o povo daquela região sofre. O autor soube muito bem escrever e relatar em cada um dos três personagens principais, facetas da realidade social, como a fome, a riqueza - em decadência -, e várias outras coisas.

Por que eu indico esse livro para ler? Esse foi o livro que me despertou a querer ler mais literatura brasileira, pois sinto que no nosso país a literatura trata de assuntos que devemos prestar atenção, não é sempre que uma obra vai ser tão boa quanto essa, mas a maioria dos autores brasileiros querem passar a realidade, ou a vida do brasileiro em determinada situação e ambiente.

Saber, conhecer, entender a realidade social de outras pessoas, outras época é extremamente importante. Você se torna uma pessoa mais resolvida e com pensamentos mais amplos e muitas vezes os mais corretos, pois você conhece a realidade de outra pessoa. Então com tudo o que esse livro passa, eu o recomendo demais. Pode ser uma leitura demorada por conta de algumas coisas do enredo que não andam rápido, mas no fim você fica com vontade de quero mais. O que vocês acharam? Já leram ou estão com vontade de ler? Deixa sua resposta aqui em baixo nos comentários!


Um comentário:

Totalmente Jovem © 2014-, Todos os direitos reservados. Design por Sadaf F K / Edson Lopes